Atenas – Grécia

Recomendações:  

Atenas é um misto de história, boa comida e povo amigável. Por ser uma grande cidade (tem quase 800.000 habitantes) e ter um idioma bastante diferente do nosso, a capital grega pode parecer um local difícil para se virar, mas na verdade a cidade é bastante moderna e o povo muito educado e gentil o que facilita a vida do turista. O clima durante o verão europeu é bastante abafado, as temperaturas chegam com frequência aos 40ºC, anoitecendo por volta das 21h, e nessa época muitos turistas visitam a cidade buscando conhecer as construções históricas de mais de 2.500 anos, pontos mais movimentados da cidade.

Atualmente, como a Grécia enfrenta uma grande crise econômica, os preços dos produtos são bastante atrativos e isso é mais perceptível quando nos afastamos um pouco dos pontos turísticos. Compramos muitos produtos de higiene e beleza de boa qualidade em farmácias locais por preços muito inferiores aos encontrados no Brasil, mas o princípio é o mesmo para todo o comércio excluindo o de produtos eletrônicos. Apesar da grande quantidade de pessoas e da crise que incomoda o país, sentimos muita segurança na cidade.

Sítios arqueológicos (Templo de Zeus, Acrópole e Ágora): O ingresso é único para os três sítios, custou EUR20.00 e pode ser usado em até dois dias. Os três sítios ficam em grandes áreas na mesma região da cidade, portanto o visitante deve reservar bastante tempo para fazer o tour (1 período do dia pelo menos), o caminho é feito a pé pela proximidade dos pontos.

O grande atrativo da Ágora é imaginar como os grandes pensadores da época frequentavam a região, símbolo da democracia ateniense, as ruínas estão preservadas e as placas nos ajudam a não precisar de guias para o tour. A subida para a Acrópole (que significa cidade alta) não é muito pesada e ainda proporciona uma bela vista da cidade. No caminho até o topo encontram-se mirantes, construções antigas e lojas de souveniers.

Templo de Atena Nice
Templo de Atena Nice (Nike)

Chegando na Acrópole, o primeiro templo que chama a atenção é o templo de Atena Nice (Nike) a deusa da vitória, com mais de 2.500 anos encontra-se praticamente intacto, mas são os outros templos maiores do complexo que impressionam pela imponência da construção como o Templo de Éfeso e o Partenon. Ah! Apenas uma observação: nos sítios há várias pedras soltas no caminho. Resista à tentação de colocá-las em sua mochila, é expressamente proibido, se fizer, há um grande risco de ser abordado pelos seguranças na saída.

O templo de Zeus Olímpico fica há 1 km da Acrópole, é menos preservado, resultado das inúmeras invasões à cidade, mas o tamanho das colunas impressiona e já vale a visita. A vista para a Acrópole a partir do templo de Zeus merece ser contemplada. Há poucos metros do templo é possível ver o estádio Panatinaico (usado nas olimpíadas de 2004), o Zappeion e o palácio presidencial, onde é possível observar a troca da guarda (que de tão exótica chega a ser engraçada). Aproveite para voltar para a praça Omonia pela rua Panepistimiou e observar os belos edifícios da Biblioteca e Universidade nacional.

Plaka: O bairro mais charmoso e boêmio da cidade, repleta de restaurantes com boa comida e ótimo atendimento além de vários vendedores de rua com souveniers e pinturas da cidade. Se puder, aproveite a noite em Plaka, de lá há um vista incrível da Acrópole, que ganha iluminação especial a noite.

Como chegar: Não existem voos diretos do Brasil para a Grécia, mas o Aeroporto Internacional Elefthérios Venizélos (ATH) recebe voos de quase toda a Europa e Oriente Médio, portanto não é difícil incluir Atenas no seu roteiro. A maior cia. aérea da Grécia, Aegean Airlines, é uma companhia de baixo custo comparada com outras europeias e fornece um serviço bastante satisfatório. Para ir de Atenas para algumas ilhas provavelmente você vá utilizá-la.
Existe um metrô que vai do aeroporto até o centro de Atenas, leva mais ou menos 1h para fazer o trajeto, mas é bastante confortável. Esse serviço custou 8.50 EUR por pessoa.

Onde ficar: Sugerimos ficar nas proximidades da Praça Omonia, que é suficientemente perto para explorar os sítios arqueológicos mais famosos e o bairro Plaka a pé. Nossa sensação foi de um lugar seguro. Em razão da crise, os preços são bastante acessíveis, o hotel 3 estrelas onde ficamos custou menos de 30 EUR e oferecia café da manhã e um quarto muito bom.

Data da nossa visita: julho de 2014.

Pontos turísticos: Acrópole de Atenas, Templo de Zeus Olímpico, Plaka (bairro), Zappeion, Estádio Panatenaico, Museu arqueológico, Praça Omonia

Entrada da Acrópole
Entrada da Acrópole de Atenas
Teatro da Acrópole
Teatro da Acrópole – Atenas
Partenon
O famoso Partenon
Teatro de Dionísio
Teatro de Dionísio
Templo de Zeus Olímpico
Templo de Zeus Olímpico
Zappeion
Zappeion
Plaka
Bairro Plaka
Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas vista noturna
Anúncios

2 comentários sobre “Atenas – Grécia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s