Olá destinados!
Já fizemos um post com as melhores cervas que bebemos por esse mundão (15 eleitas entre tantas!), se quiser ver clique aqui. Hoje resolvemos compilar as melhores num top five na opinião do meu maridão Marlon, nosso crítico de bebidas do blog.
Se for para algum desses destinos não deixe de provar essas e tirar suas conclusões. Quem aí já experimentou uma das citadas comenta aqui 😉
5 – Turquia
Efes: Na Turquia é difícil bater a Efes (se pronuncia Efés). Por ela ser turca já ganha a preferência da maioria do pessoal de lá, pois os turcos são muito patriotas, além disso ela é muito melhor que a Tuborg, principal concorrente, e na opinião de muitos até que as famosas internacionais. A Efes é uma cerveja pilsen bastante saborosa e apesar de não ter características muito marcantes entrou no meu ranking de preferidas.

4 – Malta
Cisk: A Cisk (se pronuncia Tchisk) lager é uma cerveja fabricada e comercializada apenas em Malta. O fato de ser uma cerveja tão regional gera uma certa desconfiança, mas depois de beber o primeiro gole essa desconfiança vai embora. É uma cerveja realmente boa. Assim como a italiana Nastro Azzurro, a Cisk é uma lager bem leve, ótima para refrescar o calor que faz no verão do mediterrâneo. Se for pra lá provavelmente não vai querer outra.

3 – Grécia
Alfa: Em Atenas a maioria dos estabelecimentos te recepciona com a propaganda dessa cerveja. A Alfa é uma lager (cerveja de alta fermentação) mas que pra mim é quase uma draft (aquelas cervejas mais leves, tipo chope que combinam bem com o verão). Foi a que eu mais gostei.
Se tem um lugar onde é fácil beber uma boa cerveja é na Grécia. Além de ótimas opções locais e de ser fácil de encontrar, o preço é super acessível chegando em alguns casos a custar menos de EUR 1 a lata de 500 ml.

2 – Noruega
Aass: É quase impossível encontrar produtos ou serviços com pouca qualidade na Noruega, o impacto disso nos preços pode ser facilmente sentido, quase tudo lá é caro e com a cerveja não é diferente. Cada chope Aass em um pub de Oslo custou 80 coroas norueguesas (EUR 9,50). A cerveja é produzida em Drammen, pertinho da capital do país e é muito boa, tem como principais características ser encorpada e forte. Desceu redonda no frio de Oslo. Recomendo.

E A GRANDE VENCEDORA!
1 – Itália
Nastro Azzurro: Cerveja italiana muito popular no país. É um pouco mais cara que a Peroni, mas mais saborosa. Suas características de cerveja leve fazem com que ela combine muito bem com dias quentes. Apesar de popular e barata a Nastro Azzurro tem um sabor diferenciado entre as cervejas europeias, considero a melhor entre as que provei.
