Conheça a fantástica Istambul – Turquia

Recomendações:   

A palavra que nos vem a cabeça para descrever Istambul é miscelânea. As ruas são repletas de diferentes povos, culturas, músicas, comidas, cheiros, … e isso tem forte relação com o fato de que Istambul é a quarta maior cidade do planeta e está localizada em dois continentes (um pedaço na Europa e outro na Ásia). A Letticia é de descendência libanesa e sempre quis conhecer o Oriente Médio, portanto estar lá foi maravilhoso e gratificante pra ela. Ver de um lado mulheres de burca e do outro turistas de minissaia chega a ser engraçado. Reserve entre 5 a 7 dias para a cidade, pois tem muita coisa pra ver.

Ficamos hospedados perto da Torre de Gálata e percorremos tudo a pé, que é a melhor forma, basta ter pique. O trânsito por lá é caótico. Pedestre, carro, bicicleta, trem, moto, gente, tudo bagunçado ao som de buzinas. Vendedores por todos os lados também é bem comum. O clima é super quente e seco. Por toda a cidade é fácil ver o famoso chá de maçã sendo levado em bandejas às lojas para ser oferecido aos clientes, prática ainda mais comum no Grand Bazaar. E falando nele… o Grand Bazaar é gigantesco, repleto de jóias, tapetes, bolsas, jogos de chá, decoração, um dia nele é pouco, passamos duas tardes lá e ficamos com a sensação de ter sido pouco. Se a ideia é comprar barguanhe e muito! Não compre de primeira, pesquise, chore desconto e brindes. Os turcos reconhecem brasileiro de longe e são bem amigáveis. Se oferecem para entrar em alguma loja e tomar chá aceite, não precisa ficar com medo, eles vão insistir para você comprar, mas se não quiser diga não, agradeça e vá embora, sem crise. Isso é mais que comum pra eles. E claro se gostar do chá traga a especiaria pra casa, no bazar de especiarias (a poucas quadras de distância) tem uma infinidade de chás, doces, temperos e muito mais. Recomendamos o chá de flores, maça com canela e laranja. De temperos vale a pena o sumak para salada e o de kafta.

Chá no Gran Bazar
Chá no Grand Bazaar

Em relação a comida, para nós a gastronomia turca é uma das mais gostosas! Os pratos tem porções generosas e tempero inconfundível, coma sem culpa, principalmente os doces, são divinos e bem açucarados. Se ficar com fome na rua fique tranquilo que há muita opção de ambulantes: milho ou castanha assada e rosquinha com gergelim, chamado de simit por lá, são algumas opções da comida de rua.

Sobre as mesquitas, todas tem arquitetura perfeita, cheia de detalhes. Para entrar é necessário vestimenta adequada, geralmente na entrada das mesquitas mais visitadas por turistas são fornecidos véu e saia longa para vestir por cima de sua roupa, além de sacolas plásticas para colocar os sapatos, os homens também tiram o calçado e não podem mostrar o joelho. Dentro da mesquita o silêncio é absoluto e todos são bem discretos ao fotografar. Visitamos a Mesquita Suleymaniye Cami, lindíssima e grandiosa.

A noite em Istambul é boêmia, muita gente circulando, música nas esquinas, lojas abertas até tarde… vale vagar pelas ruas e pequenas vielas repletas de ambulantes. Afim de tomar uma cerveja turca? Peça Efes!

 Como chegar: Saindo do Brasil existem voos diretos de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU) pela companhia Turkish Airlines, eleita em 2011 e 2012 como a melhor companhia aérea da Europa (realmente comprovamos que o serviço dessa companhia é muito bom!). O maior aeroporto de Istambul (o Ataturk – IST) recebe voos do mundo inteiro, então basta ver se a região onde você vai estar tem voo pra lá. Também é possível utilizar o aeroporto Sabiha Gokçen (SAW), ele fica do lado asiático da cidade e também é bem grande. Os dois aeroportos contam com serviços de transporte (shuttle) para as principais partes da cidade por preços bem baixos. Pegar taxi lá não é bom negócio, pois o trajeto é longo e o trânsito não ajuda.

Onde ficar: Sugerimos as proximidades da avenida Istiklal (İstiklal Caddesi), ela começa na famosa praça Taksim e termina próxima a Torre de Gálata. Nessa região é possível aproveitar as melhores coisas de Istambul e com bastante segurança. Para quem gosta de sentir o clima da cidade e explorar a pé é uma região estratégica para não depender de outras formas de transporte, mesmo assim é recomendável que se prepare para caminhar bastante.

Data da nossa visita: agosto de 2014.

Pontos turísticos: Grande Bazar, Bazar de Especiarias (ou Bazar Egípcio), Avenida Istiklal, Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia), Mesquita Azul, Museu Kariye (Mesquita Kariye), Mesquita Solimão I (Suleymaniye Cami), Palácio de Topkapi, Cisterna da Basílica, Torre de Gálata, Passeio de barco pelo Bósforo, Palácio Dolmabahçe.

Torre de Gálata
Torre de Gálata
Visitando a Mesquita
Visitando a Mesquita
Bósforo
Bósforo
Grand Bazaar
Grand Bazaar
Mesquita Suleymaniye Cami
Mesquita Suleymaniye Cami
Dentro da Suleymaniye Cami
Dentro da Suleymaniye Cami
Pôr do sol em Istambul
Pôr do sol em Istambul
Avenida Istiklal
Avenida Istiklal (Istiklal Cd.)
caixa-de-pesquisa-do-booking-1
Reserve aqui o seu hotel
Anúncios

2 comentários sobre “Conheça a fantástica Istambul – Turquia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s