Recomendações:
A palavra que nos vem a cabeça para descrever Istambul é miscelânea. As ruas são repletas de diferentes povos, culturas, músicas, comidas, cheiros, … e isso tem forte relação com o fato de que Istambul é a quarta maior cidade do planeta e está localizada em dois continentes (um pedaço na Europa e outro na Ásia). A Letticia é de descendência libanesa e sempre quis conhecer o Oriente Médio, portanto estar lá foi maravilhoso e gratificante pra ela. Ver de um lado mulheres de burca e do outro turistas de minissaia chega a ser engraçado. Reserve entre 5 a 7 dias para a cidade, pois tem muita coisa pra ver.
Ficamos hospedados perto da Torre de Gálata e percorremos tudo a pé, que é a melhor forma, basta ter pique. O trânsito por lá é caótico. Pedestre, carro, bicicleta, trem, moto, gente, tudo bagunçado ao som de buzinas. Vendedores por todos os lados também é bem comum. O clima é super quente e seco. Por toda a cidade é fácil ver o famoso chá de maçã sendo levado em bandejas às lojas para ser oferecido aos clientes, prática ainda mais comum no Grand Bazaar. E falando nele… o Grand Bazaar é gigantesco, repleto de jóias, tapetes, bolsas, jogos de chá, decoração, um dia nele é pouco, passamos duas tardes lá e ficamos com a sensação de ter sido pouco. Se a ideia é comprar barguanhe e muito! Não compre de primeira, pesquise, chore desconto e brindes. Os turcos reconhecem brasileiro de longe e são bem amigáveis. Se oferecem para entrar em alguma loja e tomar chá aceite, não precisa ficar com medo, eles vão insistir para você comprar, mas se não quiser diga não, agradeça e vá embora, sem crise. Isso é mais que comum pra eles. E claro se gostar do chá traga a especiaria pra casa, no bazar de especiarias (a poucas quadras de distância) tem uma infinidade de chás, doces, temperos e muito mais. Recomendamos o chá de flores, maça com canela e laranja. De temperos vale a pena o sumak para salada e o de kafta.

Em relação a comida, para nós a gastronomia turca é uma das mais gostosas! Os pratos tem porções generosas e tempero inconfundível, coma sem culpa, principalmente os doces, são divinos e bem açucarados. Se ficar com fome na rua fique tranquilo que há muita opção de ambulantes: milho ou castanha assada e rosquinha com gergelim, chamado de simit por lá, são algumas opções da comida de rua.
Sobre as mesquitas, todas tem arquitetura perfeita, cheia de detalhes. Para entrar é necessário vestimenta adequada, geralmente na entrada das mesquitas mais visitadas por turistas são fornecidos véu e saia longa para vestir por cima de sua roupa, além de sacolas plásticas para colocar os sapatos, os homens também tiram o calçado e não podem mostrar o joelho. Dentro da mesquita o silêncio é absoluto e todos são bem discretos ao fotografar. Visitamos a Mesquita Suleymaniye Cami, lindíssima e grandiosa.
A noite em Istambul é boêmia, muita gente circulando, música nas esquinas, lojas abertas até tarde… vale vagar pelas ruas e pequenas vielas repletas de ambulantes. Afim de tomar uma cerveja turca? Peça Efes!
Como chegar: Saindo do Brasil existem voos diretos de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU) pela companhia Turkish Airlines, eleita em 2011 e 2012 como a melhor companhia aérea da Europa (realmente comprovamos que o serviço dessa companhia é muito bom!). O maior aeroporto de Istambul (o Ataturk – IST) recebe voos do mundo inteiro, então basta ver se a região onde você vai estar tem voo pra lá. Também é possível utilizar o aeroporto Sabiha Gokçen (SAW), ele fica do lado asiático da cidade e também é bem grande. Os dois aeroportos contam com serviços de transporte (shuttle) para as principais partes da cidade por preços bem baixos. Pegar taxi lá não é bom negócio, pois o trajeto é longo e o trânsito não ajuda.
Onde ficar: Sugerimos as proximidades da avenida Istiklal (İstiklal Caddesi), ela começa na famosa praça Taksim e termina próxima a Torre de Gálata. Nessa região é possível aproveitar as melhores coisas de Istambul e com bastante segurança. Para quem gosta de sentir o clima da cidade e explorar a pé é uma região estratégica para não depender de outras formas de transporte, mesmo assim é recomendável que se prepare para caminhar bastante.
Data da nossa visita: agosto de 2014.
Pontos turísticos: Grande Bazar, Bazar de Especiarias (ou Bazar Egípcio), Avenida Istiklal, Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia), Mesquita Azul, Museu Kariye (Mesquita Kariye), Mesquita Solimão I (Suleymaniye Cami), Palácio de Topkapi, Cisterna da Basílica, Torre de Gálata, Passeio de barco pelo Bósforo, Palácio Dolmabahçe.









2 comentários sobre “Conheça a fantástica Istambul – Turquia”