Entrevistando Destinados – Telma Dias Franzen

Nossa primeira convidada do Entrevistando Destinados é Telma Dias Franzen. Natural de Porto Alegre, 26 anos, e professora de química. Telma mora em Curitiba e está com projetos de lançar um livro sobre a arte de ser professor!

Apaixonada por seus alunos, hoje ela cursa Direito e se desdobra entre família, estudo, livro e trabalho!

Vamos saber um pouquinho mais sobre ela??

Nos fale sobre seu livro:

O dia a dia dos professores é recheado de emoções: muitas boas, algumas ruins. Sabe-se que trabalhar com educação não é um caminho fácil. Isso me faz refletir muito para tentar entender como funciona essa coisa louca que é ser professora, a relação com os alunos, a relação com os colegas de trabalho. Por isso, sempre falo: “ainda vou escrever um livro sobre minha vida de professora!!!”, para abordar e entender tudo isso. O livro ainda está no mundo das ideias, rs, nas conversas com os colegas, com meus amigos e parentes que se interessam a discutir o tema, nas anotações de textos que leio, nas palestras que presencio, em algumas coisas que escrevo também, enfim, nas inquietações mesmo.

Como surgiu a ideia?

Atualmente percebo muita curiosidade das pessoas quanto ao dia a dia do professor, por exemplo: quando perguntam minha profissão e respondo que estou na docência as pessoas já perguntam: “como é ser professora?”. Todos já estiveram na Escola, mas percebo que há uma curiosidade sobre o que é esse mundo do ponto de vista do professor. Daí que comecei, até brincando, a pensar na escrita de um livro abordando isso. Olha que acho que vai rolar, hein?!

Por que escolheu ser professora?

Olha, acho que é coisa do destino, rs. Na verdade, comecei a fazer a faculdade de Licenciatura em Química mais pensando em aprender as disciplinas de Química mesmo. Mas no currículo havia as disciplinas pedagógicas, e uma delas era basicamente um “como dar aulas”, em que faziamos simulações mesmo, nos sentindo professores: escrevendo no quadro, falando, explicando, fazendo experiências no laboratório. Isso me instigou, e acabou que logo quando sai da faculdade, já entrei nesse mundo.Não é fácil, às vezes surgem dúvidas pelo caminho.

Como vê seus alunos?

Vejo eles extremamente carentes!! Não consigo só chegar e passar conteúdos! Eles chegam em sala querendo conselhos, querendo o carinho e a atenção que muitas vezes não têm em casa! Querem contar ou desabafar sobre algum problema. Acaba que além de professora, assumo o papel de psicóloga, mãe, pai, etc. Mas sinceramente: não ligo! Claro, tem dias que esse envolvimento também nos desgasta, somos humanos!!, porém gosto dessa relação e levo meus alunos no coração!

Que conselho dá aos professores recém-formados?

Acho que além da paciência, garra, persistência, determinação e coragem, é preciso saber ouvir o outro!! Não adianta só querer fazer os alunos decorarem conteúdos, é preciso ouví-los e ajudá-los a serem bons cidadãos, pessoas de bem!! Isso é muito importante!! Posso ser uma romântica acreditando nisso, mas é o que penso ser o papel do professor!

Quais seus planos futuros?

Atualmente estou cursando Direito, um ramo totalmente diferente da Educação, mas de que gosto muito!! Então, desejo cursar minha faculdade de Direito da melhor forma possível e futuramente fazer um mestrado em Direitos Humanos, um ramo bem instigante e que de certa forma também está ligado à Educação, que é um direito de todos!

Se defina numa frase:

Pode ser num poeminha que escrevi?? rs

“às vezes eu me sinto
em um labirinto
não sei por onde ir
que caminho tomar
até chegar no mar
e me encontrar.”

Anúncios

2 comentários sobre “Entrevistando Destinados – Telma Dias Franzen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s