10 dicas para sua mala de bordo

Oi destinados!

Em minhas primeiras viagens eu sempre despachava bagagem, levava muito mais do que precisava e voltava sem usar algumas coisas. Além de perder tempo esperando a mala vir na esteira e o frio na barriga de ter ela extraviada.

Com o passar do tempo e mais experiência optei por mochila e não despachar nada, a não ser no retorno por adorar comprar souvenirs e outras coisinhas, e mesmo assim, tento ao máximo carregar tudo comigo. Meu auge da economia de bagagem foi pesar 9.4 kgs na mochila para uma viagem de 30 dias de inverno europeu! Naquele momento eu percebi que tinha aprendido a me virar com o necessário e senti orgulho! 

“Hoje em dia, tem vezes que mesmo em viagens de carro, onde tenho espaço de sobra, eu levo pouquíssima coisa, minha cabeça já acostumou com apenas o necessário, é prática. Então aqui vão algumas dicas para levar menos:

Assim você evita de levar itens desnecessários. Um casaquinho é sempre bom! Mais que isso, se não estiver frio é perder espaço. Ou, pra que levar roupa de praia se a previsão é frio/chuva e seu hotel não tem piscina aquecida. 

Antes de organizar a mala, separe o que vai usar por dia de viagem, levando em consideração o clima e tipo de passeio. Ex: Se sua viagem vai durar 3 noites, você não vai usar mais que 6 mudas de roupa.

Você vai retornar para o hotel para trocar de roupa a noite? Dependendo do roteiro do dia, você vai passar o dia todo fora do hotel, voltar a noite e dormir. Nesses casos, uma muda de roupa por dia seria o suficiente.

Procure o destino que você vai no Instagram e veja como as pessoas costumam se vestir lá. Assim você leva apenas o que “combina” com o tipo de clima e passeio.

Os acessórios mudam a cara do look. Em vez de levar 5 blusas diferentes, escolha 3 e 2 echarpes ou colares (que são mais leves).

Além da mala de bordo ou mochila você pode levar uma bolsa de mão no avião. Escolha uma maiorzinha e coloque nela os itens de higiene, beleza e chinelo, assim libera espaço na mala.

Nós mulheres adoramos sapatos, mas pense bem… nem todo destino de viagem você vai usar um salto alto. Ou, por que levar 3 tênis? Um no pé e um na mala é suficiente, eu garanto!

Pegue CADA peça, seja roupa, sapato ou acessório, e seja franca consigo mesma!! Se faça essas 3 perguntas: Eu PRECISO levar isso? Faz sentido com o destino que eu vou? Se não for tão necessário, deixe! Vou REALMENTE usar? Se está na dúvida, melhor deixar! QUANTAS vezes vou usar? Se for usar apenas uma vez, e não tiver espaço sobrando, vale a pena?

Casacos e calçados pesados, perdem pontos comigo. Opto sempre por peças mais leves. Existem casacos extremamente quentes que não são pesados, basta escolher certo.

Se sua mala ou mochila fechar com dificuldade, retire alguma coisa. Repense as peças. É sempre bom deixar um espaço para trazer algo novo.

A mochila que pesou menos de 10 kgs

Me conta, gostou das dicas?


Deixe um comentário