A história da fotografia começou por volta de 1000 anos atrás quando o árabe Alhaken Basora começou a perceber algo parecido com uma máquina fotográfica, era o sol passando pelas frestas de sua tenda e formando desenhos na parede, assim surgiu o primeiro relato do que mais tarde seria uma câmera fotográfica. O significado de câmara é pequeno quarto. Leonardo da Vinci e outros renomados pintores utilizam a “câmara escura” antes de existir a fotografia para desenhar, essa câmara projetava imagens através da luz.
Algum tempo depois, por volta de 1830 os artistas Niepce e Louis-Jacques Mandé Daguerre iniciaram suas pesquisas, num processo que mais tarde recebeu o nome de daguerreótipo. A ideia consistia numa placa de prata e ouro exposta a vapores de iodo fazendo com que essa placa escurecesse seletivamente produzindo uma imagem. Foi um super avanço, mas o processo demorava em torno de 30 minutos. Onze anos mais tarde William Talbot lançou sua experiência chamada de calótipos, onde se obtinha negativos de imagens que eram passados a positivos em outras folhas. Desde então os negativos começaram a ser pesquisados a ponto de serem sensíveis ao ponto de uma impressão rápida. Em 1848, o escultor inglês Frederick Archer criou um processo chamado de colódio úmido o qual. O colódio, um composto por partes iguais de éter e álcool numa solução de nitrato e celulose era empregado como substância ligante para fazer aderir o nitrato de prata fotossensível à chapa de vidro que constituía a base do negativo. Mas esse processo de revelação tinha de ser feito logo após a tomada da fotografia.
Desde então o processo com colódio foi evoluindo até se tornar colorido, vermelho e azul.
E assim, de forma lenta e sutil surgiu uma das mais belas formas de arte: a fotografia. Captando a alma e o coração do fotógrafo através das lentes, a beleza das formas e a delicadeza das cenas eternizadas pelos poetas de imagens.
Seja por hobby ou profissão a fotografia tem se dissipado mundo a fora pela internet e o olhar sobre o mundo ganha o colorido e a interpretação de quem o vê.
Hoje o Destinadosblog traz a vocês um dos novos nomes da fotografia paranaense, Dionele Nascimento, parnanguara, 47 anos, atua no ramo desde 1999. Tem um olhar sensível, uma paciência enorme e uma sutileza para captar tanto paisagens como pessoas como poucos.
Ela foi a fotógrafa do nosso book pré casamento e também da cerimônia. Super querida e recomendadíssima.
Faz ensaios de gestantes, recém-nascidos, crianças, casais e eventos.
Contato: Facebook Dionele Nascimento Fotografia.
Facebook Dionele Nascimento (Pessoal).
E para quem gosta de exposições fica a dica dos museus de Curitiba e São Paulo.
Museu da Fotografia – Curitiba/PR: Clique aqui.
Museu da Imagem e do Som – São Paulo: Clique aqui.
-Fonte (história da foto): InfoEscola








